Os principais motivos para essa adesão são: crueldade animal, preocupações ambientais e saúde pessoal
A escolha por uma alimentação livre de carnes ou qualquer outro produto derivado de origem animal está sendo adotada cada vez mais pelos jovens. A preocupação com o meio ambiente e a empatia por animais são as principais motivações para os jovens tornarem-se veganos. De acordo com dados da Sociedade Vegetariana Brasileira e o Ibope Inteligência, os adeptos do veganismo representam 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 7 milhões de brasileiros são veganos.
Muitas pessoas podem achar que optar por esse estilo de vida muito cedo é só por moda, mas quem opta por uma alimentação vegana não está indo atrás de modismos, mas sim de uma alimentação sustentável, de qualidade e saudável. “Adotar o estilo vegano é uma escolha pessoal, mas grande parte dos seguidores atribuem a opção a questões éticas e à preocupação com o meio ambiente. E há quem cite questões de saúde”, destaca Carolina Carvalho, chef vegana. Além disso, alguns adolescentes podem sofrer desaprovação da família e dos amigos.
A chef vegana, explica que o alto consumo de carne e outros alimentos de origem animal deixa o sangue mais ácido, prejudicando principalmente as pessoas que apresentam predisposição para doenças inflamatórias. “Já uma alimentação plant-based, por conter alto teor de vitaminas e minerais, é capaz de oferecer diversos benefícios ao nosso organismo”, destaca.
Dicas importante ao se tornar vegano na adolescência
Fonte: Carolina Carvalho, publicitária e chef vegana desde 2014. Instagram @/futurocomcarol
Foto: internet